Tutorial: porta-copos retrô

Há algum tempo atrás, durante uma viagem que fiz a Pedreira, comprei alguns artigos de MDF pra pintar e a ideia de fazer um porta-copos da Coca-Cola surgiu quando me deparei com alguns artigos retrô em uma loja da cidade... Eu já havia postado o mesmo tutorial no meu blog antigo mas acredito que faça mais sucesso por aqui! heheh

Material:
- Kit porta-copos de madeira/MDF
- Pincel de cerdas macias
- Tinta para artesanato vermelha
- Fotos de anúncios da Coca-Cola
- Laca Brilhante solúvel em água (ou papel Contact)
- Lixa lavável
- Cola Cascorez

Antes de qualquer coisa: escolha as fotos! Aqui tem várias mas o amigão Google pode ajudar também. O ideal é que as fotos sigam o tamanho do porta-copos: como os que eu comprei são quadrados, recortei todas no Photoscape (medida 5:5) e depois ajeitei o tamanho no Word.
Se os porta-copos forem redondos, depois de recortar no Photoscape é só adicionar uma moldura redonda no PhotoFiltre que deixa as bordas brancas!

Quando eu fiz os porta-copos usei papel Contact porque era o que eu tinha e que eu achei que fosse dar certo... mas agora eu conheci a Laca Brilhante solúvel em água e acredito que seja melhor ainda porque ela serve para impermeabilizar e dar proteção. Além disso, a laca consegue alcançar os cantinhos que o Contact não alcança, impedindo que qualquer gota de água borre seu trabalho! Se preferir usar o papel Contact, depois de recortar as imagens, cubra-as com ele. Se usar a Laca, o ideal é que ela seja aplicada depois que a imagem já estiver colada nos porta-copos.

Assim que as fotos já estiverem prontas, comece a pintar! Em um blog vi uma dica para usar Base Acrílica antes de pintar mas eu, particularmente, não senti muita diferença na hora de espalhar a tinta. De qualquer forma, uma base branca sempre ajuda a avivar a cor! Você pode pintar de duas maneiras diferentes: passando algumas camadas de branco e poucas de vermelho ou passando várias de vermelho, até chegar na cor ideal. Se escolher passar todas de vermelho, acredito que 3 camadas seja o suficiente. Onde as fotos serão coladas, não é necessário passar tinta... mas se quiser, um branquinho pode ajudar!

Na época eu usei a Tinta Acrílica Brilhante da Acrilex mas não gostei muito de pintar com ela. As últimas caixinhas que pintei usei a Tinta Fosca para Artesanato, também da Acrilex, e eu prefiro pintar com tinta fosca... E também achei a tinta grossa demais pra pintar, então as vezes eu diluo num pouquinho (bem inho mesmo) de água só o que eu vou usar. Além disso, lixar ao terminar faz bem porque deixa a pintura super lisinha!

Assim que a tinta estiver seca e tudo devidamente lixado, é hora de colar as fotos! Espalhe a cola com um pincel e cole as imagens. Se você escolheu usar a laca, agora é a hora: aplique uma farta camada com um pincel de cerdas macias e espere secar até passar a próxima camada. 3 camadas é o ideal pra ficar beeeeem brilhoso!

Depois que a laca secar, seu porta-copos está pronto pra colorir sua cozinha! Na época, eu gastei só R$8,50 com os materiais (6 reais do kit porta-copos e 2,50 da tinta), mas se você for usar a laca, tinta branca e base acrílica, os custos sobem um pouco mais mas vale a pena!

Além da Coca-Cola, os porta-copos podem ser estampados com fotos pin-up, anúncios, vintage patterns, cartazes de filmes...

Peço desculpas por tantos "eu acho", mas é que daqueles tempos pra cá eu aprendi mais alguns truques e conheci mais alguns produtos que podem ser melhores pra fazer o porta-copos então tive que adaptar.. heheh

Espero que gostem ♥
Beijãooo e até a próxima!

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigadaaaaaaaaa <3 Que bom que cê gostou!!!
      Beijãoooo

      Excluir
  2. Amei demais o tutorial, amo essas dicas <3
    bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaaaaaa, vou postar mais coisas assim <3
      Beijãooooooooooooo

      Excluir
  3. Amei as dicas!
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei!!!
    Achei super criativo...as imagens são lindas, e o acabamento está perfeito. Parabéns!!

    http://psicotendencia.blogspot.com.br/!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabriel!!! Feliz em te ver por aqui <3
      Adorei seu blog!
      Beijãooo

      Excluir
  5. Amei Gabi!!!
    Super criativo e ficou lindo!

    Você pode fazer para vender!

    Um beijão da Ari

    http://thevintagequeenblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaaaaa!!! Obrigada Ari ♥
      É uma boa ideia mesmo!

      Beijãoooooooo ♥ ♥ ♥

      Excluir
  6. Gabriela qual papel você utilizou para imprmir as imagens? precisou passar verniz depois?

    ResponderExcluir

I'm Cherry Bang Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital