Echarpes:

Turbante:

Tradicionalmente feito a partir de uma longa echarpe de seda ou cetim (para a noite), algodão (para uso diário) e até mesmo de chita e organdi, o turbante ganhou destaque pela primeira vez no século XX quando Paul Poiret criou turbantes combinados com calças saruel e túnicas de inspiração oriental. Na década 40, foram usados para que o cabelo das operárias não ficassem presos no maquinário da fábrica e para disfarçar o cabelo despenteado. Nos anos 60, as cores eram brilhantes, com modelos em vermelho, verde e azul. Antigamente eram usados com roupas de gola alta e estolas de pele. Atualmente, inúmeros lenços podem ser usados como turbante, dependendo da amarração; enquanto outros já são costurados no formato de turbante. O tecido escolhido deve ser combinado com o estilo que cada pessoa segue, de acordo com a década e a ocasião. Até mesmo o chapéu de frutas, usado por Carmen Miranda, era apoiado em um turbante geralmente dourado (foto).
Casquete (ou Fascinator):

De início, os casquetes serviam como protetor de cabeça militar e possuíam uma tira de segurança que era presa ao queixo. Mesmo sendo um item usado desde os anos 30, só em 1960 foi popularizado por Jacqueline Kennedy. Geralmente podem ser presos a cabeça por grampos de cabelo, porém ainda existem aqueles que se encaixam na cabeça como um chapéu comum e são produzidos em vários tamanhos por inúmeros tecidos, desde que sejam resistentes. Dependendo dos adereços que enfeitam o casquete, ele pode passar um ar de classe e, até mesmo, de drama. Geralmente são adornados com rendas, tule, pedras, fitas, penas e flores. Para ocasiões mais formais, as cores puras eram combinadas com a roupa. Atualmente, o clássico se dá justamente pela combinação do casquete com a peça de roupa a ser usada, mas também pode ser o adereço principal se usado com roupas simples.
Laços:
Muito tem a ver com o estilo bobbysoxer e o estilo preppy que foi representado, anos depois, pelo filme Grease. Não sei de onde nem porquê a moda do laço surgiu, mas sem dúvidas é um adereço muito feminino e delicado e, dependendo da forma que é usado, remete muito aos colégios americanos durante os anos 50. Podem ser feitos de inúmeros materiais: fita de cetim, algodão, feltro; como também podem ser amarrados direto no cabelo ou preso em elásticos e presilhas. Atualmente, são muito fáceis de achar e combinam com tudo, principalmente por ser um acessório comum e muito simples.
Flores:

O acessório preferido das pin-ups modernas são as flores no cabelo. Elas geralmente dão as roupas um ar de tropicalismo e lembra muito o estilo tiki, na maioria das vezes combinadas com vestidos rodados bem coloridos e com estampas tropicais. Ao contrário do casquete e do turbante, a flor combina muito com o verão e deve ser deixada de lado nos dias frios. Dependendo da cor, material e tamanho, também podem ser usadas em ocasiões mais formais e que pedem um look mais clássico, como um casamento ao ar livre. Combinadas com macacões e maiôs, servem de adereço que podem ser usados em dias ensolarados, como na praia.
Por enquanto é só! Estou adorando pesquisar mais sobre décadas passadas e isso me inspira muito. Logo, já tenho muitas ideias pra escrever aqui... Espero que gostem da primeira postagem meio que oficial e que continuem acompanhando o blog que logo menos tem post novo :)
Beijocas sabor cereja, até mais ♥




0 comentários:
Postar um comentário